Tavira junta-se à Blue Flag Mediterranean Clean- Up Week

Tavira aderiu à campanha Blue Flag Mediterranean Clean- Up Week, promovida por 11 Organizações Não Governamentais de Ambiente, Operadoras Nacionais do Programa Bandeira Azul. Até amanhã, dia 05 de julho, decorrem, na Ilha de Tavira, vários jogos que visam alertar para os malefícios da poluição, nomeadamente, dos oceanos e para o facto do plástico acabar na cadeia alimentar e destruir diversas espécies.

A Região do Mediterrâneo é um dos destinos turísticos mais populares e, também, umas das zonas mais populosas, onde os problemas relacionados com o lixo marinho estão, proporcionalmente, a aumentar.

Nos últimos anos, mais animais marinhos foram afetados pelas ilhas de plástico que não conhecem as fronteiras nacionais. O lixo flutua de país para país, acabando com frequência na costa e nas praias de outros países do mediterrâneo que não os de origem.

Por este motivo, os coordenadores Bandeira Azul do Mediterrâneo juntaram-se, não só para consciencializar, mas para agir. O Programa Bandeira Azul, tal como os restantes programas da Foundation for Environmental Education (FEE), procuram envolver cidadãos, governantes locais, turistas e todos os banhistas e levá-los a ter um papel ativo. Estar consciente, por si só, não é uma solução para as ilhas de lixo que flutuam nos oceanos. Agir para salvar o planeta também é fundamental.

A iniciativa deste ano é aclamada pela Comissão Europeia, devido à sua abordagem pró-ativa.

Assim, os países do Mediterrâneo com Bandeira Azul encorajam todos os cidadãos a dar o seu contributo. Os 11 Operadores Nacionais Bandeira Azul incentivam crianças, pais, a sociedade civil e governamental a unir esforços e participar na campanha desta semana.

Tags: