Semana da Diabetes em Tavira

Tavira assinala a Semana da Diabetes, entre 14 e 20 de novembro, sob o tema “Educar para proteger o amanhã!”. A ação visa sensibilizar e consciencializar a população para a prevenção e controlo da doença, assim como promover a cidadania e o estilo de vida saudáveis.

O aumento desta patologia, em Portugal, é acentuado e preocupante, pelo que torna-se imperioso contrariar esta tendência e unir esforços na luta contra a sua expansão. Como tal, durante este período, estão agendadas inúmeras iniciativas, nomeadamente, a iluminação do edifício dos Paços do Concelho com luzes azuis.

O programa inclui, ainda, as seguintes ações:

Mercado Municipal
09h30: Sessão de abertura da Semana da Diabetes com presença de representantes do Município de Tavira e da ARS Algarve/ACES Sotavento
10h00: Avaliação do risco de diabetes a 10 anos na população adulta e sénior do concelho

– Ações de sensibilização sobre prevenção e controlo da Diabetes pelos profissionais de saúde da UCC Talabriga. Divulgação dos serviços do ACES Sotavento.

– Ação de sensibilização sobre hábitos alimentares saudáveis no contexto da Dieta Mediterrânica, pela nutricionista do Centro de Saúde de Tavira.

– Exposição de posters e campanha alusiva ao dia (Campanha Federação Internacional da Diabetes – WDD 2022).

12h00: Atuação do Grupo de Cantares “Lado a Lado”

12h30: Encerramento

09h00: Caminhada pela diabetes – “Caminhar hoje para prevenir amanhã”
Receção participantes
Praça da República

09h30: Círculo humano azul pela diabetes

10h00: Caminhada pela diabetes em parceria com o Município de Tavira

12h30: Encerramento

A Semana da Diabetes é uma organização da Unidade de Cuidados na Comunidade Talabriga, através do Projeto Comunitário Viver bem com a Diabetes, da ARS Algarve, do ACeS Algarve III Sotavento e do Município de Tavira, a qual conta com a colaboração das Juntas de Freguesia do concelho.