Neste período que surge um novo divertimento, que começa a entusiasmar a população o Cinematógrafo. Em 1909, um grupo de tavirenses, “levanta” na Praça da Alagoa um barracão para a exibição de filmes. Este barracão seria mais tarde, em 1910 transferido para a Rua 1º de Maio, onde além do cinema, recebeu espetáculos variados.
Em 1910, as precárias condições do “TheatroTavirense” e as poucas condições do Salão 1º de Maio, leva a que um grupo de cidadãos, anuncie a abertura de inscrições para acionistas, que levariam a cabo a construção de uma casa de espetáculos que fosse “vasta, comoda e com as necessárias condições de segurança”, esse espaço teria a denominação de “TheatroCirco”. Este projeto por razões que se desconhecem não saiu do papel.
Em 1914, por iniciativa de um grupo de cidadãos, surgiu novamente a ideia de construir um teatro que desse garantias de comodidade e segurança ao público.
No dia 24 de outubro de 1917, foi então inaugurado o Teatro Popular tendo na ocasião participado três ilustres tavirenses: António Pinheiro, Pavia de Magalhães e António Rebelo Neves.
Em maio de 1942, por iniciativa de Virgílio Monteiro, na altura administrador do Teatro Popular, numa justa homenagem ao maior vulto do Teatro tavirense e uma das referências culturais nacionais de então, é sugerida a alteração do nome para Teatro António Pinheiro, alteração essa aprovada em Assembleia Geral da Empresa de Espetáculos Tavirense
Em 1964, o Teatro António Pinheiro foi vendido à empresa Cesário & Drago, Lda e, pouco depois é demolido e reconstruído. Em 1968, seria inaugurado agora com o nome de “Cine – Teatro António Pinheiro”. Assim, a 10 de fevereiro o renovado Equipamento é reaberto, apresentando duas sessões, do filme “Felizes para Sempre “, de Sofia Loren e Omar Sherif.
Com o decorrer dos anos o espaço perdeu a sua importância, novos equipamentos apareceram na região e os proprietários viram-se obrigados a vender o Cineteatro António Pinheiro. Em 2001 o Município de Tavira adquire o Imóvel e em 2018 deu-se início à sua requalificação.
Este Equipamento, após obras de requalificação, veio conferir nova vida ao antigo Cineteatro António Pinheiro mudando também, mais uma vez, de nome, agora Teatro Municipal António Pinheiro, propriedade do Município.
1 O HERALDO, 29/06/1905, Nº 1198, ANO 23º
2 PROVÍNCIA DO ALGARVE, 4/06/1910, Nº 88, ANO II