“Água é Vida, mas pode ter Fim”

Sob o mote “Água é Vida, mas pode ter Fim”, neste Dia Mundial da Água, o Município de Tavira lança campanha de sensibilização e informação, alertando para a situação de seca que vigora na região do Algarve.

Através de diversos materiais (físicos e digitais), a autarquia reforça a necessidade do contributo de todos, munícipes e visitantes, para uma gestão racional deste bem preciso e esgotável.

O Município de Tavira e a empresa municipal Taviraverde, fortemente empenhados na redução dos seus consumos de água, têm implementado um conjunto de medidas de redução desde 2022, reforçadas em 2023 e no presente ano, designadamente:

1. Abandono da rega em diversos espaços verdes;
  2. Desativação de diversas fontes, lagos e espelhos de água ornamentais (ativas apenas as que têm recirculação de água não potável).
  3. Instalação de temporizadores, redutores de caudal e informação apelativa para a poupança de água nos edifícios municipais;
  4. Implementação da rede LoRa e o sistema de gestão e monitorização inteligente da rede de rega dos espaços verdes públicos;
  5. Reconversão de espaços verdes públicos com arranjo paisagístico adaptado à redução de consumo de água e abandono dos espaços verdes relvados;
  6. Reaproveitamento da água das piscinas municipais de Tavira para lavagem de arruamentos e limpeza de fossas;
  7. Aproveitamento de novas origens de água (Ex: ETAR, noras, poços);
  8. Requalificação da rede de abastecimento público de água para consumo humano;
  9. Otimização dos recursos hídricos em projetos aprovados pelo Município, evitando o uso de relvados em espaços verdes, em detrimento de prados ou espécies de sequeiro e o uso de infraestruturas do tipo fontes, lagos e espelhos de água ornamentais.
  10. Suspensão dos segundos contadores (vulgo contadores da rega).

No entanto, sabendo que o consumo doméstico é aquele que detém a maior expressão no volume de água consumido, é lançada a campanha “Água é Vida, mas pode ter Fim” com o intuito de chegar a todas as pessoas e apelar a que connosco implementem práticas sustentáveis e que em conjunto alcancemos o sucesso neste objetivo comum da poupança de água.

No passado dia 20 de fevereiro, foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros nº 26-A de 2024 que “reconhece a situação de alerta no Algarve por motivo de seca e aprova um quadro de medidas de resposta”.

De entre as medidas elencadas, encontra-se previsto que a Águas do Algarve S.A. irá limitar a 85% o fornecimento de água potável aos municípios, em relação volume fornecido em 2023, e que os municípios deverão adotar medidas para fazer face a este corte de fornecimento de água para consumo humano.

A campanha agora lançada prevê vários materiais e suportes de divulgação, bem como um conjunto de dicas e curiosidades que visam capacitar os consumidores para um consumo mais consciente. Outdoors, folhetos, publicações nas redes sociais, vídeos e outros suportes contribuirão para que, em vários momentos e cenários, tenhamos sempre presente a obrigatoriedade de usar a água de forma criteriosa.

Cremos que com a colaboração de todas e todos os munícipes e visitantes, conseguiremos reduzir o consumo e evitar uma futura crise hídrica na nossa região.