Cultura

Apresentação do livro “Mariana Vilanova: Vila Franca do Campo, Açores (1485 – 1525)”

No âmbito do programa Encontro com Autores, realiza-se, no dia 07 de junho, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, a apresentação do livro “Mariana Vilanova: Vila Franca do Campo, Açores (1485 – 1525)” da autoria de Bruno Prado por Eduardo Vaz.

Esta obra retrata os primórdios da expansão portuguesa, onde Mariana Vilanova é uma ficcionada personagem carismática da comunidade vilafranquense. De origem modesta, desempenhando o papel de aia no seio de uma família abastada, ela é letrada, reconhecida como amiga e respeitada por pobres e ricos, sensível e inteligente, colocando todos os seus atributos ao serviço da comunidade, tornando-se símbolo da sua determinação na resposta à maior catástrofe que a atingiu (terramoto de 1522) e na posterior reconstrução de Vila Franca do Campo.

Acerca do autor:

Não sendo vila-franquense de nascimento, Bruno Prado (Vila Real, 1937) viveu, nos Açores (Vila Franca do Campo), entre os 07 e os 18 anos.

Concebeu e realizou vários projetos para edificações e infraestruturas neste arquipélago.

Segundo o autor, este texto não tem a pretensão de um documento histórico, antes a narrativa romanceada de um tempo, instituições e costumes na viragem do século XV, nos primórdios do povoamento açoriano, tendo Vila Franca do Campo como capital política, económica, social e administrativa do arquipélago.