Turismo

Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico e de Marketing

Decorreu, no passado dia 19 de outubro, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, a apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico e de Marketing, sendo que, desde essa data, estará 30 dias em discussão pública, podendo ser consultado até dia 18 de novembro, no site da autarquia (menu participar).

No âmbito do programa do Turismo de Portugal “Valorizar – Linha de apoio à sustentabilidade”, foi elaborada a candidatura do projeto “Tavira com a Dieta Mediterrânica – Um destino turístico sustentável”. Esse incluiu a preparação de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico e de Marketing (PEDTM) para o concelho de Tavira, tendo como premissas a sustentabilidade e a competitividade do território. O PEDTM, desenvolvido pela Universidade do Algarve, é um documento fundamental na implementação das políticas de turismo, uma das grandes apostas do Município, e foi elaborado com a colaboração de diversas parcerias, num trabalho conjunto que teve como finalidade definir ações concretas para a evolução e promoção turística do concelho.

Neste sentido, o trabalho foi executado em quatro fases:

Fase 1: Pré-plano detalhado do Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico e de Marketing para o concelho de Tavira

Fase 2: Análise situacional:
Subfase 2.1 – PEST (contexto político-legal, económico, sociocultural e tecnológico)
Subfase 2.2 – Desempenho e oferta no destino
Subfase 2.3- Procura
Subfase 2.4- Concorrência
Subfase 2.5 – Análise SWOT (Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças)

Fase 3: Desenvolvimento da Estratégia de Desenvolvimento Turístico e de Marketing para o concelho (tendo por base o diagnóstico efetuado na fase 2)

Fase 4: Apresentação pública dos resultados e distribuição do documento final junto da comunidade.