Comemorações da Semana Santa

As celebrações quaresmais, em Tavira, integram diversos momentos, dos quais se destacam as procissões do Triunfo em Domingo de Ramos (10.04), do Enterro do Senhor (15.04), assim como o Concerto de Páscoa (17.04).

No dia 10 de abril, Domingo de Ramos, pelas 17h00, tem lugar a Procissão do Triunfo com partida da Igreja do Carmo, numa organização da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo.

Esta procissão é composta por vários andores de talha dourada, os quais descrevem a vida de Cristo, desde o Monte das Oliveiras até à sua morte.

Existem registos que dão conta que esta manifestação religiosa já se organizava, no ano de 1789, pela Ordem Carmelita da cidade de Tavira.

As Vias Sacras decorrem, nos dias 08 e 13, a partir das 21h00, num percurso composto por várias estações, na freguesia de Santa Luzia e Tavira (centro histórico), respetivamente.

Um momento que tem como objetivo meditar na paixão, morte e ressurreição de Cristo. É o reviver, através de um caminho espiritual, dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo na terra.

No dia 15, é possível assistir, na Igreja de Santiago, pelas 15h00, à Celebração da Paixão. A Procissão do Enterro do Senhor, organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Tavira, tem lugar, no mesmo dia, Sexta-feira Santa, pelas 21h00, a partir da Igreja da Misericórdia.

Este ato religioso foi estabelecido, em Portugal, nos séculos XV e XVI, passando a integrar as celebrações tradicionais da Semana Santa.

No dia 16, pelas 20h00, realiza-se, na Igreja de Santiago, a Vigília Pascal.

No dia 17, Domingo de Páscoa, tem lugar, pelas 10h00, com partida da Igreja de São Paulo, a Procissão da Ressurreição. Segue-se, pelas 11h00, na Igreja de Santiago, a Eucaristia Pascal.

As celebrações encerram, pelas 18h30, na Igreja do Carmo, com o Concerto de Páscoa | As Sete Palavras do Homem – Haydn e Saramago, pela Orquestra Clássica do Sul. A entrada é livre, no entanto encontra-se sujeita à lotação do espaço.