Cultura Educação

Em julho e agosto há “Letras ao Sol” na Biblioteca Municipal de Tavira

A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos (BMAC) dinamiza, durante os meses de julho e agosto, o Projeto Letras ao Sol, com o objetivo de incentivar os mais novos à leitura, um processo cognitivo que pode revelar-se prazeroso, divertido e potenciador de novas aprendizagens.

Através de atividades de promoção do livro, de autores nacionais e estrangeiros, serão dinamizadas histórias divertidas para crianças, entre os 04 e os 13 anos, recorrendo a temas que ajudam à reflexão, descoberta e partilha de opiniões (emoções, valores, sentimentos, direitos humanos, nacionalidades e educação ambiental).

Histórias e ateliês

Terças e quintas, 10h30

4, 9 e 11.07
História: “Se eu fosse um livro”, de José Jorge Letria e André Letria, ed. Pato Lógico
Ateliê: Os livros também sonham!
Assinalando o Dia Mundial das Bibliotecas, 01 de julho, vem celebrar o privilégio que é teres tantos livros à tua disposição na Biblioteca Municipal e que desejam ser lidos e fazer a diferença na tua vida!
ODS4- Educação de Qualidade

16 e 18.07| 10h30
História: “Provérbios ilustrados”, de Luísa Ducla Soares, ed. Civilização
Ateliê: Aprender nunca é demais!
Sabes que é possível ilustrar os provérbios e os ensinamentos que os mesmos transmitem? Quem os inventou? Como se transmitiram de geração em geração?Vem conhecer um pouco mais sobre a tradição popular e a riqueza do nosso Património Cultural Imaterial.
ODS4- Educação de Qualidade

23 e 25.07|10h30
História: “A minha avó Felicidade”, de Carlos Canhoto, ed. Garatuja
Ateliê: Semeando felicidade!
Sabias que a data comemorativa Dia Mundial dos Avós, celebrada a 26 de julho, tem origem portuguesa?
Vamos homenagear avós e avôs, que são um elo de ligação entre o nosso passado e o nosso presente.

30.07e 01.08|10h30
História: “Como se fazem amigos?”, de Tom Percival, ed. Jacarandá
Ateliê: Respeitar a diferença!
Sabias que o Dia Internacional da Amizade é celebrado internacionalmente, a 30 de julho, como forma de apelar à cultura da paz e ao respeito pela diversidade cultural?
ODS4 – Educação de Qualidade; ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

06 e 08.08 |10h30
História: “João e a floresta de betão”, de Pedro Reisinho, ed. Gailivro
Ateliê: A minha relação com a natureza!
Já reparaste como nas cidades é necessária a existência de espaços verdes? Que hábitos e soluções podemos adotar no nosso dia-a-dia para melhor respeitar e preservar o ambiente, desenvolvendo uma relação sustentável para com a natureza?
ODS4 – Educação de Qualidade; ODS11 – Cidades e Comunidades sustentáveis; ODS15 – Proteger a Vida Terrestre

13.08 |10h30
História: “A bruxa Mimi vai à praia”, de Valerie Thomas e Korky Paul, ed. Gradiva Júnior
Ateliê: Jogos e brincadeiras para o teu verão
As férias de verão são o momento ideal para brincar ao ar livre, seja no jardim da tua Biblioteca, seja no campo ou na praia. Para conviver com os teus amigos e aprender de forma divertida não é necessário gastar muito dinheiro em brinquedos; com jogos e brincadeiras que apelam à tua criatividade é possível passar tardes animadas, enquanto respeitas a natureza.
ODS4 – Educação de Qualidade; ODS12 – Produção e Consumo Sustentáveis; ODS14 – Proteger a Vida Marinha

20 e 22.08 |10h30
História: “O novelo das emoções”, de Elizabete Neves, ed. Porto Editora
Ateliê: Dá cor às tuas emoções!
Sabias que o ser humano está sempre a sentir emoções? As emoções, boas e não tão boas, surgem quando tu menos esperas, mas todas elas contêm em si lições de desenvolvimento pessoal e social. Consegues explicar as tuas emoções? E as emoções de quem te rodeia?

27 e 29.08 |10h30
História: “A cozinheira do rei”, de Soledad Felloza, OQO Ed.
Ateliê: Sabores, cheiros e cores
Confecionar uma refeição pode ser um momento agradável do dia, especialmente se o partilhares em família ou entre amigos. Vem conhecer, através dos 5 sentidos, alguns ingredientes que compõem diferentes pratos típicos. Entre os ingredientes para bem confecionar um prato está um deles, secreto, muito especial… sabes qual é?

+ Info e inscrições:
Serviço Educativo da Biblioteca Municipal Álvaro de Campos
Tel.: 281 320 585 Ext: 2164
E-mail: biblioteca@cm-tavira.pt
Atividade sujeita a inscrição prévia.
Participantes por sessão: mínimo de 6 e máximo de 15
Duração: 60 minutos.