As celebrações da Semana Santa, em Tavira, integram diversos momentos, dos quais se destacam as procissões do Triunfo em Domingo de Ramos (29.03), do Enterro do Senhor (03.04), assim como o Concerto de Páscoa (05.04).
No dia 29 de março, Domingo de Ramos, pelas 17h00, tem lugar a Procissão do Triunfo com partida da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, numa organização da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo.
Esta procissão é composta por vários andores de talha dourada, os quais descrevem a vida de Cristo, desde o Monte das Oliveiras até à sua morte.
Existem registos que dão conta que esta manifestação religiosa já se organizava, no ano de 1789, pela Ordem Carmelita da cidade de Tavira.
No dia 03, é possível assistir à Celebração da Paixão, na Igreja de Santiago, pelas 15h00, bem como, pelas 17h00, nas Igrejas de Nossa Senhora da Conceição (freguesia de Conceição) e Nossa Senhora da Luz (freguesia da Luz). A Procissão do Enterro do Senhor, organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Tavira, tem lugar, no mesmo dia, Sexta-feira Santa, pelas 21h00, a partir da Igreja da Misericórdia.
Este ato religioso foi estabelecido, em Portugal, nos séculos XV e XVI, passando a integrar as celebrações tradicionais da Semana Santa.
No dia 04, pelas 21h00, realiza-se, na Igreja de Santiago, a missa da Vigília Pascal com batizados e crismas.
No dia 05, Domingo de Páscoa, tem lugar, pelas 11h00, com partida da Igreja de São Paulo, a Procissão da Ressurreição até à Igreja de Santiago. Decorre, no mesmo dia, as Eucaristias Pascais: Igrejas de Nossa Senhora da Conceição e da Luz de Tavira (09h00), Igreja de Santiago (10h30- inglês), Igrejas de Santo Estêvão (12h15), Santa Luzia (17h00) e Nossa Senhora do Carmo (18h00).
As celebrações encerram, pelas 16h00, no Teatro Municipal António Pinheiro, com o Concerto de Páscoa pela Orquestra do Algarve.