Exposição “Pintando Tavira” na Biblioteca Municipal

De 22 de novembro a 13 de dezembro, a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos acolhe a exposição “Pintando Tavira” de Leena Rekola.

Leena Rekola é finlandesa, tendo ido viver, desde cedo, com os seus pais para a Suécia.

Gostou sempre de pintar e, por isso, estudou pintura, no Art Institute, em Boston, entre 1971 e 1974.

Mudou-se para Portugal, tendo vivido e pintado em Lisboa e Tavira, cidade onde acabaria por permanecer. Os locais e aquilo que a rodeiam inspiram-na e fazem parte do seu processo criativo. No concelho tavirense pintou paisagens, nomeadamente, os barcos de Santa Luzia, assim como os interiores das casas.

Ao longo da sua vida, participou em várias exposições, quer individuais quer coletivas.

O seu trabalho está ligado ao expressionismo de Boston, influenciada por Jason Berger com quem aprendeu e partilhou a sua vida.

Trata-se de uma exposição temática, retrospetiva que representa a sua passagem por Tavira e o que a inspirou nos momentos que partilhava a sua vida com Jason.

O azul sempre presente, na sua obra, leva-a ao poema de Nuno Júdice “Receita para fazer o Azul”.