Sabia que tudo o que acaba no chão é levado – por ação da chuva, vento ou lavagens- para uma sarjeta ou sumidouro? Sabia também que esse é o caminho mais rápido para poluir o mar? Neste sentido e com o objetivo de alertar e mitigar os efeitos desta fonte de poluição, o Município de Tavira aderiu à campanha “O Mar Começa Aqui”, a qual visa sensibilizar para a preservação da qualidade ambiental do concelho.
A primeira fase da campanha arranca na baixa da cidade e consiste na colocação de placas junto às sarjetas e aos sumidouros, bem como na ação de sensibilização dirigida aos estabelecimentos das zonas envolventes.
Pretende-se com esta medida que a população compreenda que as sarjetas e os sumidouros criados para canalizar as águas da chuva, impedindo alagamentos nas zonas urbanas estão ligadas a uma rede pluvial que drena, diretamente, para as ribeiras e daí para o mar.
A poluição dos mares e das ribeiras começa quando as pessoas não se responsabilizam por depositar os resíduos nos locais apropriados, por exemplo: Águas de lavagens? Esgoto doméstico; Beatas? Ecopontas ou cinzeiros urbanos; Outros resíduos: ecopontos (reciclagem) ou contentores de lixo indiferenciado.
Após a colocação destas placas na baixa da cidade, a campanha será alargada a outras zonas.
É importante não esquecer: “Na sarjeta só água da chuva!”.