Cultura

Passeios na História de Tavira levam-nos à Igreja de São José do Hospital

No âmbito do programa “Passeios na História de Tavira”, o Museu Municipal promove, no dia 23 de março, pelas 10h30, uma visita guiada à Igreja de São José do Hospital, sob a orientação do historiador de arte do Município, Marco Sousa Santos.

Com uma história de mais de cinco séculos, que se confunde com a do vizinho Hospital do Espírito Santo, as origens da Igreja de São José remontam ao período medieval. Do primitivo templo, reconstruído em meados do século XVIII, segundo um ambicioso projeto de Diogo Tavares de Ataíde, resta apenas uma capela quinhentista, com abóbada de nervuras decorada com elementos heráldicos alusivos às famílias Costa e Melo. No interior, merecem destaque os retábulos e imagens de cronologia setecentista, mas também o retábulo da capela-mor, um invulgar exemplar em pintura trompe l’oeil.

“Passeios na História de Tavira” têm como finalidade dar conhecer o passado da cidade e do concelho, a paisagem, os monumentos e as personagens históricas, bem como sensibilizar para a necessidade de proteger e valorizar a herança patrimonial.

Os interessados em participar (máximo de 30 pessoas), deverão inscrever-se, até 21 de março, através do link: https://forms.gle/47CuTrbtvjUufiZp6

+ Info:
Divisão de Turismo, Património e Museus do Município de Tavira
Tel: 281 320 545/568
E-mail: museumtavira@gmail.com