A Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Ana Paula Martins, foi designada pelo Governo português como membro efetivo da Câmara das Regiões do Congresso das Autoridades Locais e Regionais do Conselho da Europa, para o mandato 2026-2030, conforme publicado, hoje, em Diário da República, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 45/2026.
O Congresso das Autoridades Locais e Regionais do Conselho da Europa é um organismo internacional que tem como missão defender, reforçar e promover a democracia local e regional nos Estados-membros, contribuindo para a valorização do papel das autarquias e para a cooperação institucional entre diferentes níveis de governação.
A designação da Presidente da Câmara Municipal de Tavira representa um reconhecimento do trabalho desenvolvido no poder local e da importância da participação dos municípios portugueses nos espaços de decisão europeus, onde são discutidas políticas e boas práticas relacionadas com a governação local, a coesão territorial e o desenvolvimento regional.
Para Ana Paula Martins, esta nomeação constitui uma honra e uma responsabilidade, permitindo levar a voz dos municípios portugueses — e em particular do território algarvio — a um fórum internacional onde se debatem desafios comuns das comunidades locais.
“É com grande sentido de responsabilidade que assumo esta função no Congresso das Autoridades Locais e Regionais do Conselho da Europa. Esta participação permitirá contribuir para o reforço da democracia local, partilhar experiências e defender o papel determinante dos municípios no desenvolvimento sustentável dos territórios”, afirma a Presidente.
A delegação portuguesa integra representantes das regiões autónomas, de municípios e das freguesias, assegurando uma representação plural das estruturas do poder local e regional do país.
Esta participação permitirá ainda reforçar a presença das regiões em redes institucionais europeias, promovendo a cooperação, a troca de conhecimento e a valorização das políticas locais em áreas como a sustentabilidade, a coesão social e o desenvolvimento territorial.