Ambiente Trânsito e Mobilidade

Tavira adere ao Dia Europeu Sem Carros

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, Tavira associa-se às comemorações do Dia Europeu Sem Carros, no dia 22 de setembro, com um programa que decorre, entre as 09h30 e as 18h00, no centro da cidade (Praça da República, Jardim do Coreto, Ponte Gilão) e junto ao Centro Escolar da Horta do Carmo.

A adesão a esta iniciativa visa sensibilizar para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades de modo a aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte menos poluentes como os transportes públicos e as bicicletas.

Em Tavira, serão encerradas ao trânsito a Rua da Liberdade, a Praça da República, a Rua dos Pelames, a Ponte do Gilão, a Rua do Cais e a Rua Jorge Corvo (troço entre a entrada da escola e o entroncamento com a Avenida Zeca Afonso), estando previsto o seguinte programa:

09h30 -18h00
Jardim do Coreto, Praça da República e Ponte Gilão

• Alterações climáticas – Um Planeta em mudança (Centro de Ciência Viva) – experiências de mesa
  • Energias renováveis – Alternativas para um futuro mais sustentável (Centro de Ciência Viva) – experiências de mesa
  • “O mundo da areia” (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) – visualização de areia, através do microscópio
  • Jogo da Glória gigante – (Empresa Municipal Taviraverde)
  • Mobilidade em trotinetes (maiores de 16 anos) – (Superpedestrian)
  • Atividades de rapel (Bombeiros Municipais de Tavira)
  • Atividades desportivas (Clube Vela de Tavira, Clube Ciclismo de Tavira e Espaço D’elite)
  • Passeio de comboio turístico (Delgaturis)

09h30- 12h30
Rua Jorge Corvo (troço entre a escola e a Avenida Zeca Afonso)

• Atividades destinadas aos alunos e promovidas pelo Agrupamento Dr. Jorge Augusto Correia

16h00
Partidas: Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia e EB2,3 D. Paio Peres Correia
Chegada: Praça da República

Passeios de bicicletas, promovidos pela Associação de Pais do Agrupamento Dr. Jorge Augusto Correia e Kidical Mass

Ainda, neste âmbito, estará patente, a partir das 17h00 de dia 22 e até 24 de setembro, no Mercado da Ribeira, a “Exposição Popup” da Kidical Mass.