No dia 04 de dezembro, Tavira assinala o 12.º aniversário da inscrição portuguesa da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO com um programa cultural que culmina com o concerto gratuito da banda Marenostrum, no Teatro Municipal António Pinheiro, pelas 21h30.
As comemorações incluem um conjunto de iniciativas que reforçam a ligação entre educação, cultura, património e identidade mediterrânica.
Na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos inaugura, no dia 04, pelas 11h00, a Exposição “Da Horta para o Papel“, a qual poderá ser visitada até dia 31 de janeiro de 2026. Esta surgiu no âmbito de um projeto interdisciplinar, desenvolvido em articulação com uma turma do 12.º ano da Escola Secundária do Agrupamento Dr. Jorge Augusto Correia.
O projeto, que pretendeu evidenciar a educação artística, a cultura alimentar e a sustentabilidade, proporcionou aos alunos a oportunidade de conhecer o Centro de Experimentação Agrária de Tavira e de explorar, artisticamente, elementos da natureza, integrando-os com os princípios fundamentais da Dieta Mediterrânica.
Também, no dia 04, são divulgados, nas redes sociais do Município, os trabalhos dos participantes do passatempo “Paisagens Mediterrânicas”, iniciativa que convidou a comunidade a celebrar a biodiversidade, a paisagem e os modos de vida associados ao Mediterrâneo, através da expressão artística.
Ainda no seguimento destas comemorações, o Museu Municipal oferece entradas gratuitas, no dia de aniversário da Dieta Mediterrânica, incentivando o público a conhecer e valorizar o património cultural.
Com este programa, Tavira reafirma o seu papel como comunidade representativa da Dieta Mediterrânica na UNESCO, promovendo a continuidade, transmissão e celebração deste património comum.
Nota: Os interessados em assistir ao concerto da banda Marenostrum deverão levantar o seu ingresso gratuito, na bilheteira do Teatro Municipal António Pinheiro, a partir de dia 03 (quarta-feira), entre as 10h30 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h30.