Tavira inaugura exposição "Balsa, Cidade Romana"

Inaugurou, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria, a exposição “Balsa, Cidade Romana”. Esta celebra a história romana de Tavira e promete aos visitantes uma viagem de dois mil anos até às origens urbanas do Algarve.

Há cerca de 150 anos, o tavirense Estácio da Veiga, pioneiro da Arqueologia Portuguesa, constituía o “Museu Arqueológico do Algarve”. Esta notável compilação de peças dos diferentes povos e civilizações do Algarve, onde se destacavam os artefactos oriundos da cidade romana de Balsa, nunca chegaram a ser expostos nesta região. A mostra pública deste “museu” acabaria por ocorrer, mas, em Lisboa, em 1880, estando na origem do atual Museu Nacional de Arqueologia.

Fruto de uma parceria entre esta instituição, o Município de Tavira e a Universidade do Algarve, através do seu Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP), boa parte do acervo de Balsa daquele Museu Nacional poderá ser apreciado no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria.

Intitulada Balsa, Cidade Romana, esta exposição sobre o centro urbano que há dois mil anos se desenvolveu nas margens da ria Formosa, perto de Luz de Tavira, reúne ainda peças de vários outros museus da região e do país, como o Museu Arqueológico do Carmo, o Museu Municipal de Faro, o Museu Municipal de Olhão, o Museu Paroquial de Moncarapacho, bem como de emprestadores particulares, oferecendo uma visão abrangente do património histórico da cidade de Balsa.

Ao longo de várias salas, serão ilustrados diferentes aspetos desta antiga cidade, desde as primeiras referências, ao seu desaparecimento e à história da sua descoberta. São dados a conhecer alguns dos seus habitantes e os aspetos do seu quotidiano, bem como as atividades económicas, as preocupações com a saúde, com a beleza ou os rituais funerários de alguns balsenses.

Comissariada pelos arqueólogos João Pedro Bernardes (Universidade do Algarve) e Celso Candeias (Município de Tavira), Balsa Cidade Romana é ainda fruto das últimas investigações realizadas no terreno, no âmbito do projeto Balsa, Searching the Origins of Algarve, prometendo desvendar mistérios e esclarecer equívocos sobre esta cidade que tem captado a curiosidade de muitos.

A exposição estará patente até 28 de setembro de 2024. O Museu Municipal de Tavira convida todos a visitar as memórias de uma cidade romana algarvia e a descobrir a rica história cultural do Algarve.

+ Info:
Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria
E-mail: museu@cm-tavira.pt

Tel.: Palácio da Galeria (receção): + 351 281 320 540 (durante o horário de abertura)
Câmara Municipal + 351 281 320 500 (de segunda a sexta, das 9h00 às 17h00)

Horário Museu Municipal:
De terça-feira a sábado, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h30.
Encerrado ao público: domingos, segunda e feriados.