Economia e Finanças

Tavira: município de média dimensão melhor gerido de Portugal

Tavira lidera o ranking global dos municípios de média dimensão (entre 20 mil e 100 mil habitantes) de todo o país, no que diz respeito à eficácia e eficiência financeira, de acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses apresentado no passado dia 28 de setembro. Dos 1800 pontos possíveis, Tavira alcançou 1619.

Este estudo analisa as contas individuais da totalidade dos 308 municípios, de 137 empresas municipais (de um total de 155) e dos 24 serviços municipalizados.

Para a elaboração deste ranking, os autores tiveram por base o desempenho dos municípios em 10 indicadores: índice de liquidez, razão entre o resultado operacional (deduzido de amortizações e provisões) e os proveitos operacionais, peso passivo exigível no ativo, passivo por habitante, taxa de cobertura financeira da despesa realizada no exercício, prazo médio de pagamentos, grau de execução do saldo efetivo, índice de dívida total, índice de superavit e impostos diretos por habitante.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2022 é da autoria de um grupo de investigadores do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) – Universidade do Minho com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e do Tribunal de Contas.

+ Info: www.occ.pt.