Economia e Finanças

Tavira no top 5 dos municípios de média dimensão melhor geridos de Portugal

Tavira ocupa a 5ª posição, com 1367 pontos em 1800 possíveis, no ranking global dos municípios de média dimensão (entre 20 mil e 100 mil habitantes) de todo o país, no que diz respeito à eficácia e eficiência financeira, de acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses que acaba de ser apresentado.

A lista dos concelhos de média dimensão é liderada pela Marinha Grande (1510), seguida de Abrantes (1474) e de Lagoa (1440).

Para a elaboração deste ranking, os autores tiveram por base o desempenho dos municípios em 9 indicadores: índice de liquidez, razão entre o resultado operacional (deduzido de amortizações e provisões) e os proveitos operacionais, peso passivo exigível no ativo, passivo por habitante, taxa de cobertura financeira da despesa realizada no exercício, grau de execução do saldo efetivo, índice de dívida total, índice de superavit e impostos diretos por habitante.

Numa análise por distritos, verificou-se que os distritos de Aveiro, Faro, Leiria e Lisboa foram os que conseguiram integrar metade ou mais dos seus municípios na lista dos 100 melhores do país em termos de eficácia e eficiência financeira.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2021 é da autoria de um grupo de investigadores do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) – Universidade do Minho com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC).

+ Info: www.occ.pt.