Ambiente Turismo

Tavira volta a hastear a Bandeira Azul nas praias do município

No dia 7 de junho realizou-se a Cerimónia do Hastear das Bandeiras Azuis em todas as zonas balneares do concelho – Cabanas nascente, Ilha de Tavira-Mar, Terra Estreita e Barril -, sendo que a praia do Barril detém ainda a bandeira de Praia Acessível.

Desta forma, o Município volta a reafirmar-se como um exemplo de excelência ambiental e de compromisso com a sustentabilidade, comprovando assim o seu empenho e dedicação na manutenção da qualidade da água e na preservação dos valores naturais das suas praias.

A Cerimónia do Hastear da Bandeira, contou com a presença dos membros do Executivo, presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, representantes da Autoridade Marítima, Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Municipais, Proteção Civil, Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Docapesca, Turismo do Algarve, Taviraverde, Delegada de Saúde de Tavira e respetivos concessionários.

As praias do Barril, Ilha de Tavira e Cabanas são detentoras da Bandeira Azul, desde 1987. Quanto à Terra Estreita, esta recebe o galardão desde 2008. O galardão Bandeira Azul continua a merecer o reconhecimento nacional e internacional, demonstrando o envolvimento da Autarquia. O objetivo do programa passa pela promoção do desenvolvimento sustentável em áreas costeiras, fluviais e lacustres a partir de critérios que envolvem a educação ambiental, a qualidade da água balnear, a gestão da zona balnear, os serviços e a segurança.