Cultura Dieta Mediterrânica

VIII Feira da Dieta Mediterrânica - Património Cultural Imaterial da Humanidade

A Feira da Dieta Mediterrânica regressa a Tavira. Entre 08 e 11 de setembro, este certame volta a animar o centro histórico da cidade, depois de dois anos de interrupção, devido à pandemia. Um retorno marcado por muitas novidades.

Esta edição conta com o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO, sendo que esta iniciativa está inserida no Plano de Salvaguarda aprovado pela UNESCO, o qual resulta da inscrição da Dieta Mediterrânica na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A Dieta Mediterrânica é património vivo de todo o país em sintonia com as Convenções da UNESCO e com crescente relevância a nível nacional e internacional. É investigada e estudada pelas diversas ciências, sendo um legado das civilizações que originaram a nossa identidade cultural, língua e formas de viver, produzir e alimentar, essenciais à valorização e ao fortalecimento das economias regionais.

A Dieta Mediterrânica é, na atualidade, um dos mais relevantes contributos para a preservação ambiental e prevenção das alterações climáticas, modelo de agricultura sustentável e de alimentação saudável.

O programa da VIII Feira reflete o trabalho de parceria alargada que tem vindo a ser desenvolvido, ao longo de oito edições, e que inclui feira institucional com a presença de outros países, instituições regionais e nacionais; patrimónios imateriais classificados pela UNESCO; expositores de artesanato e produtos tradicionais; mostras botânicas e de sementes; restauração; provas e petiscos; música da geografia do Mediterrâneo.

Existirão sete espaços/palcos com programação, com concertos ao vivo da Croácia com os VEJA, de Israel com NETA ELKAYAM, de Espanha com TOMATITO, CAPELLA DE MINISTRERS e DIAJONIZZ, de Marrocos com MEHDI NASSOULI, de Itália com BIFOLC TRIO, de França com CIAC BOUM, da Grécia com os RODOPI e de Portugal com MARIZA, JORGE PALMA que convida MARISA LIZ, BÁRBARA TINOCO, assim como com as MOÇOILAS, os SEIVA, os RETIMBRAR e as SOPA DE PEDRA, entre muitos outros projetos locais.

A par da música portuguesa, o programa da Feira conta com danças tradicionais e outras artes performativas, exposições, arte digital, cinema, visitas ao património natural e cultural, seminários e muitas outras atividades.

Viajar pelos sabores mediterrânicos será possível, através do novo conceito da Praça da Convivialidade, um marco inovador, nesta edição, com a presença de quatro restaurantes, cada um deles com gastronomias mediterrânicas distintas, sabores marroquinos, italianos, portugueses e espanhóis que poderão ser degustados num único espaço geográfico.

O programa dedicado ao público infantojuvenil integra espetáculos educativos, jogos tradicionais, oficinas de construção de brinquedos e de artes populares. Tal como noutras edições, a prevenção do acidente cardiovascular e o aconselhamento saúde nutricional, as atividades físicas e muitas ofertas culturais de matriz mediterrânica estão à sua espera nesta edição.

Venha descobrir e experimentar o que Tavira e a Dieta Mediterrânica têm para lhe oferecer.

Esperamos por si na VIII Feira da Dieta Mediterrânica!