Cultura Património

Visita “A margem esquerda do Gilão: A cidade ‘Além da Ponte’ ”

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, realiza-se, no dia 24 de setembro, pelas 10h00, a partir do Arquivo Municipal (Rua Jacques Pessoa), a visita orientada “A margem esquerda do Gilão: A cidade ‘Além da Ponte’ ”, pelo historiador de arte, Marco Sousa Santos.

Apesar de o núcleo genético de Tavira se encontrar na margem direita do Gilão, na colina de Santa Maria, a ocupação da margem esquerda do rio, a zona de “Além da Ponte”, remonta no mínimo ao período medieval. Do Alto de Sant’Ana à rua de São Lázaro e à Porta Nova, passando pelo Jardim da Alagoa, Alto de São Brás e Largo do Carmo são séculos de história que se materializam em antigos conventos, igrejas, ermidas, casas apalaçadas e um tecido urbano marcado por testemunhos de diferentes períodos histórico-artísticos.

Os interessados em viajar pelo património tavirense, descobrir os seus segredos e conhecer os principais episódios e figuras a ele associados, deverão efetuar a sua inscrição, até dia 20 de setembro, através do formulário: https://forms.gle/WS3G1j5wG4hfKNJj8

A inscrição, gratuita, encontra-se limitada a 25 participantes.

+ Info:
Tel.: 281 320 500
E-mail: turismo@cm-tavira.pt