Conselho Municipal de Juventude de Tavira

O Conselho Municipal de Juventude (CMJT) é um órgão de consulta da Câmara Municipal de Tavira que visa a promoção de uma política de juventude no âmbito das competências legalmente atribuídas aos órgãos municipais, articulando-a através da participação dos diversos agentes locais.

Composição

Na reunião do CMJT realizada a 21 de fevereiro de 2018 tomaram posse os/as representantes do Conselho Municipal de Juventude de Tavira, de acordo com a composição aprovada, por unanimidade, em reunião de Câmara, através da proposta n.º 183/2017/CM.

Comissão Permanente

Na reunião do plenário do CMJT de 14 de dezembro de 2011, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi criada a Comissão Permanente para este órgão consultivo, conforme previsto no artigo 19.º, n.º 3 da Lei n.º 8/2009 de 18 de fevereiro, a qual funciona com o apoio técnico e logístico da Divisão de Educação e Juventude do Município.

Atas

Das reuniões do plenário são lavradas atas, onde constam as presenças dos membros, as ocorrências e as deliberações tomadas.

Atas para consulta:

Ata n.º 29 de 07 de novembro de 2018

Ata n.º 28 de 30 de maio de 2018

Ata n.º 27 de 21 de fevereiro de 2018

Ata n.º 26 de 17 de fevereiro de 2017

Ata n.º 25 de 30 de novembro de 2016

Ata n.º 23 de 4 novembro de 2015

Ata n.º 22 de 27 de novembro de 2014

Ata n.º 18 de 14 de Dezembro de 2011

Ata n.º 17 de 27 de abril de 2011

Legislação

O CMJT rege-se pelas disposições constantes no seu Regulamento e respetivas alterações publicadas no Diário da República, 2.ª série, n.º 143, 26 de julho de 2018, e pela Lei n.º 8/2009 de 18 de fevereiro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 6/2012 de 10 de fevereiro

Outros Documentos:

Membros 2018

Auto de Tomada de Posse  - 21 de fevereiro de 2018

Parecer do CMJT sobre as linhas de orientação geral da política municipal para a juventude e Orçamento Municipal no que respeita às dotações afetas à juventude para 2018

Parecer da Comissão Permanente sobre as linhas de orientação geral da política municipal para a juventude e orçamento municipal 2012, no que respeita às dorações afetas à juventude

Parecer da Comissão Permanente acerca da apreciação do Relatório de Atividades e Contas do Município de Tavira - 2011

Plano de Ação Jovem - "Tavira 2020 Jovem" clique aqui

O 1º Plano de Ação de Juventude de Tavira resulta de um trabalho em parceria, mediante um processo participativo, intersectorial e de cooperação entre a juventude, sociedade civil e Câmara Municipal, de forma a promover uma nova cultura de participação da juventude nas tomadas de decisão do concelho.

O Plano foi construído no âmbito do projeto “Tavira 2020 Jovem” que decorreu de novembro 2016 a maio 2017. O projeto implicou a realização de sessões com jovens de Tavira com vista na promoção da sua participação ativa. Estas sessões constituíram momentos de consulta sobre os seus principais desafios e propostas de ação para o concelho até 2020 em 11 áreas temáticas.

Em janeiro de 2018 deu início o processo de monitorização deste Plano de Ação, tendo sido criada uma Equipa / Estrutura de Monitorização para o efeito. Para melhor acompanhar este assunto serão realizadas reuniões sectoriais para cada uma das 11 áreas temáticas do Plano.

A Estrutura de Monitorização reúne, pelo menos, duas vezes por ano, e deve garantir a articulação e feedback ao Conselho Municipal de Juventude de Tavira, à comunidade e aos jovens do concelho.