O Município de Tavira aprovou em sessão ordinária da Assembleia Municipal (11 de dezembro), o Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico e de Marketing (PEDTM) que estabelece a estratégia de desenvolvimento turístico do concelho para os próximos cinco anos.
O documento, desenvolvido pela Universidade do Algarve, foi previamente aprovado em reunião do executivo municipal e esteve em consulta pública até 18 de novembro, tendo recebido contributos que foram incorporados na versão final.
O PEDTM define quatro produtos turísticos prioritários para Tavira: Sol e Mar, Dieta Mediterrânica, Touring Cultural e Paisagístico e ainda Turismo de Natureza. O plano estabelece uma visão de Tavira como destino turístico sustentável e diferenciador, ancorado na Dieta Mediterrânica – Património Cultural Imaterial da UNESCO – e nos seus valores naturais e culturais únicos.
Entre as principais medidas previstas destacam-se a implementação de um programa de formação e capacitação de recursos humanos, diversos investimentos em infraestruturas como o porto de recreio, as novas rotas temáticas que ligam o litoral ao interior e melhorias em termos de mobilidade sustentável.
O plano foi desenvolvido com uma abordagem participativa, envolvendo diversos stakeholders locais e regionais, estabelecendo 18 linhas estratégicas organizadas em 8 eixos principais: Pessoas, Coesão e Atratividade do Território, Acessibilidades e Mobilidade, Turismo Todo o Ano e Para Todos, Sustentabilidade, Diferenciação através da Dieta Mediterrânica, Inovação e Bem-estar Social, e Investimento.
A implementação do PEDTM terá início em 2025, com um horizonte temporal até 2030, prevendo um conjunto de programas e ações que visam reforçar a competitividade e a sustentabilidade do turismo em Tavira.