A iniciativa “Uma Agenda da Juventude para a Saúde na próxima década: 2020-2030”, promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), com a colaboração de outras entidades do Ministério da Saúde, Ministério da Educação e parceiros sociais, visa promover o envolvimento das crianças e dos jovens, em Portugal, nos debates sobre a sua saúde e bem-estar físico e mental, tendo sido organizada no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, em 2020.
Perante a COVID-19, a iniciativa foi adaptada recentrando a abordagem à saúde dos jovens ao contexto de pandemia e subsequente restrição de movimentos. Tendo em conta o atual momento de incerteza, provocado pela pandemia, considera-se da maior relevância reforçar a participação das crianças e dos jovens para apoiar o desenvolvimento de estratégias futuras em saúde. Assim sendo, pretende-se dar continuidade a esta iniciativa, no ano letivo 2020/2021, e envolver este grupo da população na construção de uma proposta da “Agenda da Juventude para a Saúde na próxima década: 2020-2030”, a ser apresentada, publicamente, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, em 2021.
De entre várias ações, prevê-se a realização de um questionário online, através do qual todos os jovens, até aos 25 anos, poderão dar os seus contributos individuais para a construção da referida Agenda.