Celebração viva do património imaterial, da cultura mediterrânica e da sustentabilidade
Sabores autênticos, cultura viva, tradição e inovação à beira do rio Gilão. De 4 a 7 de setembro, a cidade de Tavira transforma-se numa grande festa mediterrânica, onde cada rua convida à descoberta, cada praça acolhe um concerto, cada banca partilha um saber e cada prato conta uma história. A Feira da Dieta Mediterrânica está de volta — e com ela, o convite para celebrar, em família, com amigos ou em comunidade, um estilo de vida que une povos, gerações e culturas.
A Feira da Dieta Mediterrânica é um evento de referência regional, nacional e internacional que comemora o património cultural imaterial da humanidade, reconhecido pela UNESCO. A Feira resulta de vários meses de preparação coordenada pelo Município de Tavira, em estreita colaboração com uma Comissão Organizadora que integra diversas entidades regionais, públicas e privadas, cuja missão comum é valorizar, promover e salvaguardar a Dieta Mediterrânica como património vivo.
Enquanto comunidade representativa de Portugal na inscrição da Dieta Mediterrânica na lista do património imaterial da UNESCO, Tavira reafirma com este evento o seu compromisso com a preservação, dinamização e transmissão deste modo de vida ancestral, profundamente enraizado nas culturas mediterrânicas.
Mais do que um regime alimentar, a Dieta Mediterrânica representa um estilo de vida equilibrado e sustentável que valoriza a alimentação saudável, a sazonalidade, a convivência social, os modos de produção tradicionais, a transmissão intergeracional de saberes e o respeito pela natureza. É também um modelo inspirador para enfrentar os desafios da atualidade, promovendo saúde, coesão social e sustentabilidade ambiental, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Com uma programação rica e diversificada, a Feira reúne países mediterrânicos, instituições regionais e nacionais, assim como dezenas de entidades do território. Estão previstos cerca de 150 stands dedicados ao artesanato, produtos agroalimentares e gastronomia mediterrânica, bem como cerca de 50 stands institucionais com a presença de associações, museus, escolas, universidades e projetos educativos, ambientais e culturais.
O evento integra, ainda, sob a orientação da Associação In Loco, inúmeras demonstrações gastronómicas com chefs locais e convidados em parceria com as Escolas de Hotelaria do Algarve (Faro) e de Vila Real de Santo António (VRSA), animação itinerante, espetáculos de música e dança, visitas ao património, conferências, oficinas, encontros temáticos e atividades físicas, com destaque para a já tradicional Marcha da Dieta Mediterrânica, em parceria com o IPDJ e associações do concelho.
Esta edição inclui também seminários, conferências, exposições temáticas e atividades culturais que exploram, de forma acessível e reflexiva, os grandes eixos da sustentabilidade, da tradição e da inovação, aprofundando o papel da Dieta Mediterrânica no presente e no futuro das comunidades.
A componente musical da Feira estará distribuída por sete palcos localizados em diferentes espaços emblemáticos da cidade de Tavira: Praça da República, Jardim do Coreto, Antiga Lota (junto ao Mercado da Ribeira), Castelo, Largo de Nossa Senhora da Piedade, Igreja da Misericórdia e Praça da Convivialidade. Esta dispersão geográfica da programação permite, não só uma fruição cultural mais abrangente, como também proporciona ao público a oportunidade de descobrir a riqueza arquitetónica, histórica e paisagística da cidade, cuja identidade mediterrânica se reflete em cada praça, igreja e rua.
Entre os nomes em destaque, contam-se: Xutos & Pontapés, Virgem Suta, Saad Tiouly (Marrocos), o flamenco de Argentina (Espanha), Cuca Roseta com a Orquestra do Algarve, Expresso Transatlântico, Criatura, A Cantadeira, Arbadetorne (França), Organetto a Cukù (Itália), António Zambujo, Ajde Zora (Itália/Sérvia), Thanos Stavridis & Drom (Grécia) e D.A.M.A., entre muitos outros.
Mantém-se o cuidado com as famílias e o público infantil, com uma programação reforçada que contempla oficinas dinamizadas pelo Museu da Marioneta, atividades de educação ambiental da Associação Rotinas Selvagens, os sempre populares Jogos do Hélder e os Contos de Tradição Oral da Associação Praça dos Livros Livres, um espaço de leitura partilhada e contadores de histórias. Ao longo dos quatro dias, apresentar-se-ão várias companhias de marionetas nacionais de grande qualidade artística: S.A. Marionetas, Era Uma Vez Marionetas, Teatro e Marionetas de Mandrágora, Rui Sousa Marionetas e Partículas Elementares.
A Praça da Convivialidade, instalada no Parque do Palácio da Galeria, será o coração da experiência gastronómica da Feira. Ali poderão ser degustadas especialidades inspiradas na tradição mediterrânica, com a presença de quatro restaurantes – dois nacionais, um de Itália e um de Marrocos. Também 13 restaurantes de Tavira, ao longo dos dias da Feira, apresentarão menus especiais baseados na alimentação saudável, sazonal e sustentável.
Durante os quatro dias de certame, serão apresentadas, igualmente, expressões culturais inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, como o Fado, o Cante Alentejano, os Caretos de Podence, o Museu do Cavaquinho e o Teatro Dom Roberto, num esforço contínuo de valorização e salvaguarda da cultura popular portuguesa.
No campo editorial, a Feira da Dieta Mediterrânica inclui também a apresentação de dois livros de especial relevância. O primeiro, Carlos Paredes – A Guitarra de um Povo, com posterior concerto de homenagem ao mestre da guitarra portuguesa, protagonizado por Luísa Amaro, discípula de Carlos Paredes e sua continuadora artística. O segundo título em destaque é a nova edição do livro Dieta Mediterrânica: Uma Herança Milenar para a Humanidade, da autoria de Jorge Queiroz, um contributo essencial para a compreensão histórica, cultural e simbólica deste património comum.
A entrada é livre. Venha com tempo, traga a família, os amigos, os sentidos abertos e o espírito curioso. Entre 4 e 7 de setembro, Tavira respira cultura mediterrânica!
Programa completo disponível em breve.