Saúde

Novembro Azul

Tavira associa-se à campanha Novembro Azul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a qual visa consciencializar para a saúde do homem, muito em especial, a prevenção e diagnóstico do cancro da próstata. Para assinalar esta iniciativa e alertar para esta causa, a autarquia ilumina de azul do Edifício dos Paços do Concelho.

​​ O cancro da próstata é, atualmente, o mais frequente no homem. Estima-se que, em Portugal, durante o ano 2020, tenham surgido 6.759 novos casos. As estimativas (Globocan, 2021) indicam que, em 2040, esse número ascenda a 8.216, a que corresponderá a um aumento de 21,6%.

O cancro da próstata é uma doença geralmente silenciosa, de evolução lenta e assintomática, na qual o aparecimento de sintomas pode ser sinal de doença avançada. Detetá-lo, numa fase precoce, é essencial, pois permite tratar com uma taxa de cura muito elevada. Deve aconselhar-se com o seu médico sobre como fazer este diagnóstico.

Este pode ser diagnosticado, através de exames médicos específicos como sejam a realização de um exame digital (com palpação da próstata através de toque retal) e de uma análise sanguínea a um marcador, o PSA (Antígeno Específico da Próstata). Com estes exames é possível detetar-se a doença, antes do aparecimento dos sintomas.

Como em todas as doenças oncológicas, o diagnóstico precoce é fundamental para melhores resultados do tratamento, melhor e maior sobrevivência e menor probabilidade de morte.