Serviço de Juventude

Informação aos Jovens

No contexto de intervenção na área da juventude o Município de Tavira procura desenvolver projetos e apoiar os jovens nas suas atividades. São desenvolvidos projetos que visam uma participação ativa dos jovens.

É realizado atendimento e encaminhamento de jovens do concelho e encarregados de educação, procurando dar solução ou encaminhar os munícipes para os serviços adequados de acordo com as suas preocupações ou necessidades, nomeadamente ao nível do associativismo, arrendamento jovem, oferta formativa, bolsas, campos de férias, voluntariado, entre outros.  

Contactos 

Divisão de Assuntos Sociais do Município de Tavira

Morada: Rua da Liberdade, n.º 62 (Edifício Irene Rolo) | 8800-399 Tavira
Atendimento: 2.ª a 6.ª feira (das 09:00h às 16:00h)
Telefone: 281 320 500 | Ext. 2326
Correio eletrónico: juventude@cm-tavira.pt

 

Entre outros, destacam-se os seguintes projetos promovidos por este serviço:

Programa Municipal de Tempos Livres “Tavira – Férias Ativas”      

Programa Municipal de Tempos Livres “Tavira – Férias Ativas”      

Este programa municipal, que decorre durante o verão, visa o aproveitamento dos tempos livres dos jovens, orienta-os para o desempenho de atividades socialmente úteis. O programa fomenta o contacto direto dos mais novos com a vida ativa, incutindo-lhes valores cívicos e responsabilidades, e procura melhorar o conhecimento da realidade onde se inserem, designadamente, nas vertentes histórica, cultural e social.

O “Tavira – Férias Ativas” dispõe de duas modalidades: curta duração (jovens entre os 12 e os 25 anos, três horas diárias distribuídas por dez dias úteis) e longa duração (jovens entre os 16 e os 25 anos, seis horas diárias durante vinte e um dias úteis).

A modalidade de curta duração possibilita aos jovens uma experiência laboral num serviço da autarquia, enquanto a longa duração tem como finalidade a abertura das igrejas. Os participantes em ambas as vertentes terão direito a bolsa, seguro e certificado de participação.

Para realização da pré-inscrição online os interessados deverão ter presente os seguintes dados: n.º de identificação civil, título de residência ou passaporte do requerente e do encarregado de educação; n.º de contribuinte do requerente e do encarregado de educação; n.º Identificação Bancária – IBAN.

Inscrições (apenas disponíveis no período de candidatura). Na edição de 2019 as inscrições inicam pelas 09h00 do dia 3 de junho (segunda-feira) e terminam dia 5 de junho pelas 17h00. 

Pré-inscrição na modalidade de Curta Duração (serviços da Autarquia):
http://www.cm-tavira.pt/site/content/ferias-ativas/formulario

Pré-inscrição na modalidade de Longa Duração (abertura de igrejas):

http://www.cm-tavira.pt/site/content/ferias-ativas/formulario2 

Regulamento

Consulte o Regulamento (em reformulação) deste programa para obter mais informações.  

Semana da Juventude, Qualificação e Inclusão de Tavira

16 a 22 de setembro de 2019 

À semelhança de anos transatos, o Município de Tavira promove, com a colaboração de associações locais, a Semana da Juventude de Tavira, entre 16 e 22 de setembro de 2019. Esta iniciativa visa divulgar o trabalho desenvolvido pelos jovens e associações/instituições com trabalho na área da juventude, fomentando a participação juvenil.

Da programação, destaque para a Feira da Juventude, Qualificação e Inclusão, que decorre de 20 a 22 de setembro, no Jardim do Coreto, Jardim das Palmeira, Praça da República, Rua José Pires Padinha, Mercado da Ribeira e na área da antiga Docapesaca, constituindo uma mostra de projetos desenvolvidos por várias entidades com trabalho na área da juventude, da formação / qualificação, da inclusão social e da intergeracionalidade. Haverá uma área dedicada a animação infantojuvenil com insuflável, parede de escalada, air bungie, e diversas atividades destinadas às crianças e jovens. A abertura oficial da feira terá lugar no dia 20 de setembro (sexta-feira), pelas 18h00.

Durante a semana haverá várias ações destinadas à comunidade escolar. Este certame conta com uma programação diversificada, com diversas sessões de sensibilização, workshops, formações, demonstrações de suporte básico de vida, de técnicas de salvamento e desencarceramento, de controlo de incêndios na cozinha, bem como aulas abertas de hiphop e de ioga, projeto de gaming, youtubers, concertos com Jimmy P e Barbara Bandeira, mas também bandas locais e dj’s. O programa conta também com diversas atividades desportivas, nomeadamente demonstrações de karaté, andebol, BTT, matraquilhos, a “2ª Corrida Entre Pontes”, e ainda passeios de barco no Rio Gilão, entre muitas outras atividades.

O Mercado da Ribeira irá acolher diversos projetos, nomeadamente uma área dedicada ao gaming e às tecnologias com o projeto game day, uma mostra de projetos artísticos de diversas IPSS’s no âmbito do “Encontro Nacional Incluir pela Arte” dinamizado pela Fundação Irene Rolo, bem como a exposição “Chover Inclusão”. No mesmo local, pelas 18h30 será inaugurada a Exposição da Universidade do Algarve “40 anos a Criar Futuro” e nos dias 21 e 22 de setembro haverá teatro inserido na programação do “FOMe - Festival de Objetos e Marionetas & Outros Comeres”. No dia 21 de setembro, pelas 18h30, decorrerá a sessão informativa “Na Europa estás Safe” sobre voluntariado e mobilidade, dinamizada pela Europdirect - CCDR Algarve. No mesmo dia, entre as 17h30 e as 19h30, os jovens poderão contactar com os youtubers: Ferp, Daizer, Arganaça, Dant e Alvini no jardim do coreto.

No palco do jardim do coreto, no dia 20 de setembro (sexta-feira), pelas 18h00, irá atuar a Real Tuna Infantina da Universidade do Algarve, pelas 19h00 atuará o grupo Rush do Lavagante e pelas 20h30 o Dj Di Angello; pelas 23h30 haverá concerto com o grupo Infante. No dia 21 de setembro (sábado) a partir das 15h30 o Grupo Muzenza fará uma demonstração de capoeira, pelas 16h15 irá atuar a banda Last heaven, pelas 17h30, será o momento para conhecer e conversar com os youtubers Daiser, Ferp, Arganaça, Dant e Alvini. A tarde terminará com o concerto Beatrice’s Music pelas 19h30 e às 21h15 haverá dança contemporânea. Para fechar a noite no palco do jardim do coreto, pelas 23h30, sobe ao palco o Dj Karussa e o artista Possessivo. A projeção de imagem neste palco será orientada pelo VJ Draft.

No dia 22 de setembro (domingo) a tarde será dedicada à dança com o Rancho Folclórico de Tavira (16h15), dança contemporânea pela Academia de Música de Tavira (17h15) hip hop pela Academia de Dança o Algarve (18h30), seguindo-se a Companhia de Dança Idade de Ouro (19h00) e a Companhia de Dança Splash (20h00).             

No palco da Praça da República, pelas 22h00, no dia 20 de setembro (sexta-feira) terá lugar o concerto com Jimmy P, no dia 21 (sábado), à mesma hora, sobe ao palco Barbara Bandeira.

 

Consulte o programa específico e participe!

 

 

Tags: