“Lendas e Encantamentos Algarvios”

No âmbito do projeto “Lendas e Encantamentos Algarvios”, encontra-se patente, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, uma exposição itinerante resultante dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do ensino Pré-Escolar dos concelhos de Tavira, Loulé, Olhão e Vila Real de Santo António, os quais foram desafiados a desenhar e ilustrar as lendas da região.

Este projeto é promovido pela Rede de Museus do Algarve e pretende valorizar o património oral, nomeadamente, as lendas algarvias, expressão patrimonial imaterial integrante da identidade regional.

As lendas estão, intrinsecamente, relacionadas com a história das regiões e a sua identidade cultural, sendo uma manifestação oral, transmitida de geração em geração, que combina factos reais com fantasiosos, mas que se apresenta como sendo verdadeira ou fundada na realidade, estando associada a um lugar e tempo determinados.

O património oral é a expressão cultural de um povo e do seu modus vivendi, dando a conhecer o seu imaginário, a sua cultura e as suas tradições.

Tags: