Chegou o “Verão em Tavira”: conheça as novidades

Regressa, nos meses de julho e agosto, o “Verão Tavira” com um programa à altura das comemorações dos 500 anos de elevação de Tavira a cidade. Com todas as normas de segurança e higiene, em recintos, ainda que delimitados, todos ao ar livre, a autarquia preparou uma programação cultural diversificada, multidisciplinar, numa fusão integradora de artistas locais, regionais e nacionais e de valorização da cultura portuguesa.

O arranque será, no dia 16 de julho, com o Jazz no Palácio da Galeria. Um ciclo de três espetáculos que terá lugar, no Pátio do Palácio da Galeria, pelas 22h00. TGB (Tuba, Guitarra e Bateria) com Sérgio Carolino, Mário Delgado e Alexandre Frazão, um trio com larga experiência no panorama musical nacional, dá o mote à agenda de verão.

Segue-se, no dia 17 de julho, LST – Lisbon String Trio (José Peixoto, Bernardo Couto, Carlos Barretto) e Cristina Branco. Música equidistante de várias tradições que se desenvolve em diferentes plataformas de interseção, onde os músicos se podem exprimir livremente.

No dia 18, a cantora Rita Maria e o pianista Filipe Raposo dão a conhecer uma pequena amostra do universo musical que os inspira, desde a música tradicional portuguesa, passando pelo jazz, barroco, impressionismo francês, repertório cinematográfico e composições originais do próprio duo.

O fado volta a integrar a oferta de verão. Assim, nos dias 23 de julho e 06 de agosto, pelas 22h00, no Parque do Palácio da Galeria, decorre o momento musical “Amália 100 anos pelo Fado com História”. Também, no dia 30 de julho, pelas 22h00, no mesmo local, é possível assistir à atuação do Fado Tropical.

No dia 24 de julho, no Parque do Palácio da Galeria e à mesma hora, sobe ao palco a banda do filme “Variações”. Esta junta Sérgio Praia (ator que interpreta o papel de António Variações), os músicos Duarte Cabaça, David Silva, Vasco Duarte e o produtor musical responsável pela banda sonora do filme, Armando Teixeira.

O vocalista dos Xutos & Pontapés, Tim, no ano em que celebra 60 anos, apresenta-se em nome individual, no dia 25 de julho, pelas 22h00, no Parque do Palácio da Galeria, com o álbum “20 – 20 – 20”.

A Orquestra Clássica do Sul, dirigida pelo Maestro Rui Pinheiro, atua, no dia 31 de julho, pelas 22h00, no Parque do Palácio da Galeria e interpretará obras de Mozart, Schubert, Debussy, Bizet e Freitas Branco.

Em agosto, no dia 01, pelas 22h00, no Parque do Palácio da Galeria, “PAIÃO”. Um “supergrupo” que junta alguns dos nomes mais carismáticos do momento: Marlon (Os Azeitonas), Jorge Benvinda (Virgem Suta) João Pedro Coimbra (Mesa), VIA e Nuno Figueiredo (Virgem Suta/Ultraleve). O projeto, que teve a sua primeira aparição pública na edição de 2018 do Festival da Canção, surgiu para homenagear a obra de Carlos Paião, resgatando todos os seus grandes sucessos.

Já no dia 07, pelas 22h00, no Parque do Palácio da Galeria, Vitorino Salomé e Zé Francisco, apresentam o projeto “A Sul”. No dia seguinte, é a vez de Capicua.

Tempo ainda para assistir a outros trabalhos como: “Música 281” Poetas cantados + 4Soul (dia 13.08) | “Música 281” Osmose + G.Y.G.G.I (dia 20.08) e Orquestra de Jazz do Algarve (14.08).

A última digressão dos Dead Combo com “Odeon Hotel” sobe ao palco, no dia 15 de agosto, igualmente, no Parque do Palácio da Galeria, pelas 22h00. Este concerto é uma homenagem a Zé Pedro dos Xutos & Pontapés.

Bárbara Tinoco, cantora e compositora de 20 anos, atua, no dia 21 de agosto, no Parque do Palácio da Galeria.

Jorge Palma, o músico, cantor e compositor português, marca presença, neste programa estival, onde assinala os seus 70 anos. O espetáculo agendado para dia 22 de agosto, pelas 22h00, no Parque do Palácio da Galeria.

A Banda Musical de Tavira atuará também no Parque do Palácio da Galeria, no dia 27 de agosto, pelas 22h00. Os algarvios Viviane e Tó Viegas sobem ao palco, no dia 28 de agosto, com o trabalho “Camaleão Azul”. Segue-se, no dia 29, no mesmo local e na mesma hora, o fadista Ricardo Ribeiro.

Para além da vertente musical, esta programação oferece a Mostra de Cinema de Tavira, a qual ocorre, em julho (17 a 19 e 24 a 26) e agosto (07 a 09 e 14 a 16), nos claustros do Convento do Carmo, pelas 21h30. A iniciativa trata-se de uma organização do Cineclube de Tavira, a qual conta com o apoio do Município de Tavira.

Ainda, nos claustros do Convento Carmo, terão lugar, vários concertos de música eletrónica, numa organização do Museu Zer0: Joana Gama e Luís Fernandes (05.08), Iani (12.08), Marta Pascalis (19.08) e Boris Chimp 504 (26.08).

Também numa iniciativa do Museu Zer0, é possível assistir, na Ermida de São Roque, entre 31 de julho e 14 de agosto, à obra em videoarte de João Martinho Moura e ARM, assim como do artista holandês Marnix, entre 15 e 30 de agosto. Serão realizadas quatro sessões por noite, entre as 21h30 e as 23h00, com uma duração de 15 minutos cada.

No Museu Municipal de Tavira é possível visitar, de terça-feira a sábado, das 10h30 às 19h00 (a partir de dia 15), as exposições “A Principal do Reino do Algarve – Tavira nos séculos XV e XVI“ e “Dieta Mediterrânica, Património Cultural Milenar”, ambas no Palácio da Galeria. Já, no Núcleo Islâmico, encontra-se patente “Tavira Islâmica“.

Bilheteira
Praça da República: diariamente das 19h00 às 23h00
Largo frente ao Palácio da Galeria: dias dos espetáculos, 19h00 às 23h00
https://ticketline.sapo.pt/

Lotação máxima dos espaços reduzida de acordo com as normas da DGS e os planos de contingências criados para o efeito. Obrigatória a aquisição prévia de ingressos, inclusive nos espetáculos gratuitos.


Pagamento em numerário ou multibanco.
€5,00: “Variações”, “PAIÃO”, Vitorino Salomé e Zé Francisco, Capicua, Bárbara Tinoco e Ricardo Ribeiro.
€10,00: Tim, Dead Combo e Jorge Palma.
Restantes espetáculos gratuitos.
Valor dos espetáculos a reverter a favor da aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para as instituições de solidariedade do concelho.


Obrigatório usar máscara e cumprir as regras de segurança definidas para os diversos espetáculos (informação a disponibilizar no local).

+ info:
www.cm-tavira.pt
281 320 533 (segunda a sexta-feira, 09h00 às 17h00)
281 320 540 (terça a sábado, 09h30 às 14h30)

 

 

Tags: