Mais de 30 anos de Bandeira Azul

Tavira volta a ser distinguida com o galardão da Associação da Bandeira Azul da Europa. A cerimónia do hastear da bandeira teve lugar, no passado dia 26 de junho, na Ilha de Tavira, Cabanas, Terra Estreita e Barril (Santa Luzia) e contou com a presença de representantes de diversas entidades com competência jurídica em gestão costeira.

A campanha da Bandeira Azul iniciou-se à escala europeia, em 1987, integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente. Esta iniciativa da Fundação para a Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education – FEE), com o apoio da Comissão Europeia, tem como objetivo, elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro.

A atribuição é efetuada, anualmente, às praias e aos portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, segurança e conforto dos utentes, de informação e sensibilização ambiental.

As praias do Barril, Ilha de Tavira e Cabanas são detentoras da Bandeira Azul, desde 1987. Quanto à Terra Estreita, esta recebe o galardão desde 2008.

Tags: