Parque Habitacional
O parque habitacional do município é composto por 594 habitações (que integram 1.625 ocupantes, dos quais 51% correspondem ao género feminino e 49% masculino), numa agradável integração urbanística, apresentando os edifícios uma boa conceção arquitetónica e qualidade de construção.
Ao nível da gestão do parque habitacional, o paradigma da intervenção adotado rege-se pela prossecução de um modelo de gestão integrado, participado e de proximidade, de forma a garantir o desenvolvimento de um trabalho de caráter multidimensional que a área da habitação social municipal requer.
É conferida prioridade ao desenvolvimento de políticas e estratégias de intervenção social que assentem na complementaridade de esforços e em parcerias que visem combater de forma eficaz a pobreza e a exclusão social.
A adoção de um modelo de trabalho de características transversais e integradoras poderá originar uma atuação profunda sobre as causas dos problemas que afetam a população residente e não apenas sobre as suas manifestações.
Reúnem-se, assim, condições para garantir a todos os cidadãos não só uma habitação condigna, mas, mais do que isso, uma boa qualidade de vida, ao mesmo tempo que se potencia a capacidade da nossa cidade acolher e integrar populações económica, social e culturalmente diversificadas.
Concurso por inscrição - Habitações Municipais Regime de Arrendamento Apoiado
O concurso por inscrição tem por objeto a oferta das habitações que são identificadas, em cada momento, pelo Município de Tavira para atribuição em regime de arrendamento apoiado aos candidatos que, de entre os que se encontram inscritos em listagem própria, estejam melhor classificados, em função dos critérios de hierarquização e de ponderação estabelecidos para o efeito.
O mencionado procedimento de atribuição rege-se pelas disposições constantes no Regulamento do Regime de Acesso, Atribuição e Gestão do Parque Habitacional, que se encontra disponível nas instalações da Divisão de Assuntos Sociais, sita na rua da Liberdade, n.º 60, em Tavira, onde pode ser consultado, bem como prestados os esclarecimentos necessários sobre o mesmo, todos os dias úteis no horário das 10h00 às 16h00.
Para formalização da candidatura o munícipe deverá dirigir-se à Divisão de Assuntos Sociais, dentro do horário de expediente.
No ato de formalização da candidatura deverá entregar, obrigatoriamente, os documentos definidos como necessários para a instrução da inscrição.