A história de Cabanas remonta ao ano de 1734, data em que a armação do atum iniciou a sua atividade e originou a criação das primeiras cabanas, indispensáveis à recolha dos apetrechos de pesca e ao alargamento da companhia. Durante mais de 20 anos foram feitas referências às cabanas apenas como residência sazonal, no entanto, só por volta de 1757/58, é que alguns pescadores optam por construir as suas casas a título permanente.
Fortemente ligada às artes piscatórias, esta vila possui uma área de 3.480 hectares e conta com uma população de 1.081 habitantes (censos 2011), embora este número aumente, consideravelmente, na época estival, fruto do elevado desenvolvimento turístico da vila.
Dedica à pesca, Cabanas contribui para o enriquecimento da gastronomia local, com produtos como o atum, o lingueirão, as conquilhas e as amêijoas. Apesar de intimamente ligada a esta atividade, esta vila vive, também, do turismo, sendo a localidade do concelho que mais visitantes recebe ao longo do ano.
Hoje, Cabanas oferece a todos aqueles que a visitam um rico património natural, através da sua fauna e flora que aliado, à diversificada oferta de alojamentos e restaurantes, proporciona a todos verdadeiros de momentos de bem-estar e satisfação. A praia é um extenso areal com cerca de 7 quilómetros, sendo bandeira azul desde 1989. A avenida Ria Formosa, proporciona um ambiente pitoresco, de onde se contempla a ria e a costa.