As primeiras referências à existência da freguesia remontam ao século XVI (anterior a 1514) e a sua importância advém da atividade agrícola intensa.
A freguesia da Luz de Tavira, elevada a vila em 12 de julho de 2001, situa-se a seis quilómetros de Tavira. Delimitada a sul pela Ria Formosa e a norte por Santo Estêvão, abrange uma área de 31.53 km2 e tem 3.355 habitantes (censos 2011).
A população vive essencialmente da agricultura, apanha de bivalves na zona da Torre d’Aires (onde se descobriram estruturas da importante cidade romana de Balsa datada dos séculos III a I A.C.), produção de citrinos de boa qualidade e pequeno comércio. Produzem-se trabalhos em ferro e de marcenaria e artefactos para pesca artesanal.
Em termos gastronómicos, para além da feijoada de chocos, das ostras e do milho com conquilhas, devem ser realçados os doces regionais de amêndoa, a desfrutar nos diversos restaurantes da vila.
Percorrer os caminhos da Luz de Tavira proporciona ao visitante uma viagem por entre vestígios de um importante legado histórico que se reflete no património e na beleza natural das suas paisagens.