A freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo possui 11.920 hectares, compreendidos entre o barrocal e a serra. A população (1815 habitantes – censos 2011) dedica-se, principalmente, à agricultura, ao artesanato, à indústria da cerâmica artesanal e ao turismo rural.
Destacam-se, nesta zona, as paisagens culturais de transição com amendoeiras, alfarrobeiras, sobreiros, atividade pecuária e produção de aguardentes, licores e medronhos. Este é um fruto de cores quentes, cresce com facilidade, gosta de humidade e prolifera na serra algarvia. Os solos, calcários e argilosos, determinam o desenvolvimento do artesanato e da indústria cerâmica.
Para quem visita esta freguesia, é possível realizar passeios pedestres e conhecer a Cooperativa Agrícola de Santa Catarina da Fonte do Bispo, a qual tem como finalidade a divulgação e promoção dos produtos aí confecionados e outros de características locais e regionais, assim como mostrar aos visitantes as diferentes fases de produção e os utensílios utilizados. Uma passagem por Santa Catarina permite, ainda, uma boa refeição num dos restaurantes da freguesia.