Santo Estêvão situa-se numa zona de transição entre o mar e a serra, no barrocal algarvio, possui 1.171 habitantes (censos 2011) distribuídos por uma área de 2.640 hectares.
De características geográficas únicas, esta localidade integra um vasto património natural e património arquitetónico. A criação de Santo Estêvão remonta ao século XVI (1597), no entanto o seu desenvolvimento verificou-se com maior incidência no início do século XX.
Das atividades artesanais, que ainda perduram, destaca-se a cestaria em verga ou cana, as rendas, as cadeiras em tabua e a destilaria. A nível da gastronomia, os enchidos e outros derivados do porco, o pão caseiro, os doces regionais de amêndoa e os frutos secos marcam os sabores desta zona do concelho.
Uma parte da população vive ainda da exploração agrícola e da produção de citrinos. A produção de alfarroba, citrinos, figo, amêndoa e a caça desempenham ainda um importante papel nas atividades económicas da freguesia e no regime alimentar da população. O turismo tem vindo a desenvolver-se na freguesia, nomeadamente, com a presença de diversos alojamentos.
Aprecie os encantos de Santo Estêvão e desfrute aquilo que de melhor o barrocal lhe pode proporcionar.