Encontro com autores: “Lenocínio vs Prostituição – a Visão dos Magistrados e Polícias” da autoria de João Carlos Ribeiro da Cruz

No âmbito do programa Encontro com Autores, realiza-se, no dia 01 de julho, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, a apresentação do livro “Lenocínio vs Prostituição – a Visão dos Magistrados e Polícias” da autoria de João Carlos Ribeiro da Cruz.

Esta conta com a presença do Comissário José Dias (PSP Tavira) e do Sargento-Ajudante Luís Costa (Chefe do Núcleo de Apoio à Vítima da GNR de Portimão).

O livro pretende ser um projeto de sensibilização sobre vítimas de exploração sexual, violência doméstica e tráfico de seres humanos e tem como finalidade alertar a comunidade sobre o fenómeno social do lenocínio e da prostituição.

É prefaciada por José Manuel Fonseca, magistrado do Ministério Público, que considera esta obra como “um instrumento de trabalho muito útil para todos os profissionais que se dedicam ao estudo e ao combate do crime de lenocínio”, assim como para os que se interessam pelo tema. Esta regista o depoimento de magistrados, polícias e juristas, bem como de diversas vítimas.

Para além da sensibilização, a venda do livro tem uma vertente solidária, uma vez que as receitas apuradas serão canalizadas para apoio às instituições: Saúde em Português, APAV e CARITAS.

Decorrente desta edição, está em desenvolvimento a criação de um grupo de Ajuda Mútua das vítimas.

Acerca do autor:

João Carlos Ribeiro da Cruz, cabo da GNR em Aveiro, é mestre em criminologia, formador em Igualdade de Género e Tráfico de Seres Humanos e Técnico de Apoio à Vítima.